Mais uma jornada gabiana, com um número recorde de participantes desta temporada, 12.
Assistência - 2,5 pessoas.
Resultado:
Geriberias:8
"Florzinhas de Estufa":9
Mais um jogo equilibrado no GAB, começa a ser a norma.
O jogo iniciou-se com o equilíbrio já normal entre as equipas, superando a defesa sistematicamente o ataque. Neste situações, o que dá origem aos golos, são as falhas clamorosas, que foi o que sucedeu, com um mau passe das "Florzinhas de Estufa" (Rafael) seguido de contra-ataque e golo por parte das Geriberias (Serina).
A partir desse momento, o jogo abriu um bocado com as "Florzinhas de Estufa" a conseguirem por o resultado em 3-1. As Geriberias não reagiram bem e o jogo esteve, durante os 15 minutos seguintes, controlado pelas "Florzinhas de Estufa", sempre na frente do marcador por 2 ou mais golos, mas talvez por relaxe a mais das "Florzinhas de Estufa", e por uma pressão mais forte das Geriberias, estas conseguiram voltar a igualar a partida. As "Florzinhas de Estufa" conseguiram recuperar e voltar à vantagem por uma margem de dois aproveitando algum cansaço de alguns jogadores e de algum mau posicionamento defensivo. As Geriberias tentaram voltar a fazer marcação alta, mas sem sucesso e é no momento em que as florzinhas marcam e aumentam para 3 a diferença que aparecem os casos do jogo. Seguindo a bola rapidamente depois do golo, existe um penalti claro para as Geriberiass (apesar de Gonçalo ter forçado a queda), mas que surgiu de uma situação de jogo em que está a haver um substituição nas "Florzinhas de Estufa" e em que só estão 3 jogadores desta mesma equipa em campo.
Estando as "Florzinhas de Estufa" a ganhar por dois as Geriberias subiram a pressão, mas não apareceram resultados durante os 5 a 10 minutos seguintes e eis que salta para o história do jogo, Ricardo, sendo guarda-redes, tenta duas fintas e perda a bola duas vezes originando o empate. Este último golo é precedido de falta de Gonçalo sobre Ricardo que não foi marcada.
Para compensar a actuação de Ricardo, Serina consegue nos últimos segundos de jogo fazer exactamente o mesmo, ficando a bola em Aires que marca no último segundo o golo da vitória das "Florzinhas de Estufa"
MVP - Aires
Pontuações de 0-10, (Golos, Assistências) e análise
Equipa Geriberias:
Brás - 6 (0,0)- Não comprometeu, mas não espalhou a magia normal. Esteve bem defensivamente, e na circulação de bola, mas não apareceram as "tabelinhas" que tanto o caracterizam e tantos golos fazem.
Bruno - 6 (3,0)- Muito tempo fora do jogo (sentado a descansar), também fez um jogo regular, mas sem acrescentar o brilho que muitas vezes acrescenta. importante na acção defensiva. Marcou 3 golos importantes para o equilíbrio do jogo.
Diogo M. - 5 (0,0)- A qualidade vem com o tempo, tem existido evolução técnica, mas ainda está uns furos abaixo (força!! vamos melhorar), começou bem o jogo a aparecer nos espaços e a criar situações perigosas perto da baliza adversária, apagou-se com o tempo, e começou cometer alguns erros ao nível da recepção. Na defesa, teve alguns problemas de posicionamento, mas por regra, esteve bem.
Gonçalo - 7 (2,0)- Para mim a surpresa da época com melhorias em termos técnicos e tácticos bastante notáveis, uma certeza de passe já bastante boa e uma capacidade de colocação de bola no remate notável (quem não se lembra das biqueiradas do ano passado para partir tijolo). Sempre com grande disponibilidade física para defender e contra-atacar, fez uma boa exibição.
Hugo - 7 (0,1)- Tem vindo a melhorar com o tempo, depois de um inicio de época menos explosivo, já começa a aparecer o Hugo do final da época anterior com o remate forte e a corrida rápida. Este particularmente bem na defesa em termos de recuperações de bola e partida para o contra-ataque. Faltou golos para abrilhantar ainda mais uma boa exibição.
Serina - 7 (3,2)- Esteve bem defensivamente e ofensivamente, mas nota-se que a forma física ainda está longe do que já foi. Conseguiu dar uma boa dinâmica ao ataque da sua equipa, e este bastante presente nas recuperações defensivas, conseguindo cortar bastantes bolas. A exibição fica ferida pela a responsabilidade directa no último golo que dá a vitória à equipa adversária, apesar de também ter sido o responsável pela recuperação de dois golos nos últimos 5 minutos.
Equipa "Florzinhas de Estufa" :
Aires - 8 (2,5)- Uma exibição bastante boa, bastante completa, recheada de assistências e alguns golos. Sem dúvida o elemento chave das "florzinhas de estufa" Passou demasiado tempo fora das quatro linhas, o que fez equilibrar o jogo. A defender esteve quase sempre bem, e na dinâmica ofensiva foi o grande maestro.
Diogo - 7 (2,0)- uma exibição regular, tanto defensivamente como ofensivamente, entrou no jogo da melhor forma, com um golo, e esteve bem no posicionamento defensivo. Não foi tão precipitado no passe como às vezes é, na tentativa de fazer as coisas bem e rápidas (é complicado), só não esteve tão bem quando esteve na baliza no golo do bruno, pois o ângulo do remate era muito reduzido e a bola entrou entre o guarda-redes e a baliza.
Gonçalves - 7 (1,1)- Não foi uma exibição espectacular, nem uma exibição bastante boa, foi a exibição à Petit, mas sem as entradas. Sempre bastante bem posicionado defensivamente, com as suas movimentações ofensivas permitiu que o ataque fluísse. Depois de um inicio de época menos bom, está bastante melhor, não cometendo tantos erros no passe. Fez uma exibição para a equipa, o que se revelou fundamental.
PP (1,0)- 5 - Apesar de estar sempre a levar na cabeça da malta (com razão), tem melhorado bastante nos aspectos defensivos, não ficando sistematicamente a olhar para as desmarcações do adversário. Não tendo problemas ao nível da técnica individual, apresenta problemas ao nível táctico, posicionamento visão do jogo na sua globalidade e para mim o pior problema deles, o de agressividade, não para bater nos jogadores adversários, mas de empenho no jogo. Tendo o PP bastante técnica e um remate bastante forte, melhorando ao nível do empenho e do posicionamento, estaria-mos perante um jogador bastante bom, não sendo assim, estás destinado a que a malta te esteja sempre a chatear.
Rafael - 6 (3,0)- Um inicio de jogo bastante mau, com maus passes (dando inclusive origem ao primeiro golo da equipa adversária), e falhas enormes na finalização (pelas quais tenho que pedir muitas desculpas), melhorou no final de jogo, chegando a facturar alguns golos. Não teve com o empenho do costume, mas algumas limitações físicas impediram tal empenho(usar o blog para apresentar desculpas é muito feio). Nos últimos minutos fez um jogo regular não comprometendo nem na defesa nem no ataque.
Ricardo - 5 (1,0)- A vontade de não ganhar era muita, mas as "florzinha de estufa" conseguiram dar a volta. A exibição não foi má, mas também não foi brilhante. Este bem a nível defensivo e no ataque esteve bem na circulação de bola, mas o Ricardo do ano passado não se fica por estes atributos, faltando expulsão e remate forte. Fica a exibição manchada (mesmo que tenha existido falta no último golo das Giriberias) com os últimos 2 golos sofridos.
Temas para debate: Ética
- Ética - a prática no gab em relação às faltas tem sido, é falta se quem sofre a falta, pede falta, ou se a pessoa que fez a falta diz que é falta. Isto dá sempre confusão. Alguém tem solução para isto
- continuando na ética - Este já é um problema antigo, que diz respeito às trocas de quem está fora e na baliza. Cada equipa é que decide como é que se faz a troca, ao golo, ao tempo, quando estiverem cansados, etc..., mas acontece que quando é feita a troca ao golo, se existem 2 golos muito rápido será que é eticamente correcto sair logo da baliza, e se um gajo já está há muito tempo na baliza, será que é ético por parte dos colegas continuarem a ignorar???
- Seguir a bola quando se está a fazer uma substituição, será correcto, ou será que quem está a fazer a substituição é que tem de estar atento??
Ficam os temas em aberto para comentários.
sábado, 18 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
36 comentários:
Em relação aos temas que lanças...
tema 1 - Faltas
Acho que não há muito a fazer. Penso que este método sempre funcionou bem, havendo poucas discordâncias.
tema 2 - Modelo de Substituições
Em relação a isto cada equipa sabe de si. Antes do jogo combina-se o modelo e cumpre-se. Se for por golo, é por golo independentemente do tempo que ele leve a ser marcado. No longo prazo acaba por ir dar ao mesmo. Claro que, com a concordância dos jogadores, pode trocar-se antes, mas nunca ser negada a entrada do jogador que está de fora e é marcado um golo.
tema 3 - acho que é claro que, depois das polémicas dos últimos dois jogos, a única solução é as equipas só fazerem as alterações quando tem a bola, por ser a única solução que não depende de subjectividades. No entanto, quando as trocas são feitas rapidamente, dificilmente haverá problemas.
tema 1 - tal como diz o Gonçalo nunca tivemos muitos problemas, existirão sempre situações dúbias mas o nosso bom senso tem sido o melhor dos árbitros.
tema 2 - nunca houve um modelo regulador, até porque para o fim do jogo há sempre jogadores, que com a acumulação de fadiga, acabam por descansar mais e não é justo que se obrigue alguém a ficar em campo em situações de cansaço extremo (modelo de substituição por tempo), nem eticamente correcto um jogador que se esteja a "arrastar" em campo teimar em manter-se colocando a equipa dificuldades. No caso do modelo substituições por golo, deve imperar uma vez mais o bom senso, há golos que se marcam, em 3 minutos, outros em 4 e outros em 30 segundos, e isso pode alterar bastante o tempo de actividade. Daquilo que a minha fraca memória ainda retém recordo-me que sempre que há um golo "relâmpago" os jogadores mantêm-se sem alterações.Tal como os períodos largos sem golos, como aconteceu hoje, o nosso gabiano Diogo Margarido, já bastante tempo ausente do jogo, entrou sem que tivessem marcado qualquer golo.
Tema 3 - As substituições tal como outra qualquer acção do jogo devem ser pensadas pela equipa que as executa, embora o nosso lema não seja a competição desenfreada é normal que uma equipa queira repor a bola mais rápido quando está a perder e o tempo a acabar, não se pode falar de fair play nestas circunstâncias, uma vez que não acredito que dentro da nossa família, alguém queira tirar proveito de uma substituição lenta, ou que alguém queira prolongar intencionalmente o tempo dessa mesma troca, para tirar proveito disso. Logo encarar as substituições e a recuperação no campo após golo, como outra qualquer acção do jogo em que uma equipa tem de mostrar sentido colectivo, para não perder eficiência. Para atenuar algumas complicações, quando uma equipa marca um golo, procede-se como em qualquer outro jogo de futebol, bola no meio campo e as equipas alinhadas no respectivo meio campo. Creio que assim há mais clareza.
Já agora por falar em ROUBALHEIRA... estou a ser roubado num golo... eu tinha 4 golos antes deste jogo ó tesoureiro, após o hat trick desta jornada, fico com 7 golos... assim é impossível, assim não dá. Ainda p cima hoje q facturei, o metralha diz q tive de pontaria desafinada... N dá... querem é aparecer todos, mas eu sei q os fãs estão comigo... xiii pois é, para a semana n vou jogar, vou desaparecer das estatisticas... MAS VOLTAREI MUAHAHAHAHA (pá falta-me um golo, vai lá ver essa base de dados - aka papeis amarrutados- sff)
Era só para acrescentar que o meu comentário vem viciado pelo que eu me lembro do jogo e sinceramente não me lembrava sequer que o Bruno tinha marcado um golo que fosse, só me lembrei dos remates ao lado (ainda agora não me consigo lembrar dos golos, devem ter sido quando estava a fazer substituição).
Neste crónica falta meter os golos e assistências,se alguém fizesse o obséquio,agradecia.
SorBruno, antes desta jornada tinhas 3 golos. Era isso que estava no blog e é isso que tenho nos meus registos.
Bem estamos perante o maior roubo dos últimos cem anos... desde que meteram a selecção de 66, para quem não se recorda "os Magriços" a jogar a mais de 200 km do local da final, obrigando-os a fazer uma longa viagem, que não se via semelhante coisa. Marquei na primeira, 2, na segunda um, na terceira 1 e na quarta fiquei em branco... mas repito, os fãs estão comigo, e vou danificar a camisola por eles até ao fim... os Yankees também controlavam Cuba e o nosso Che mudou a história... Hasta lá vitória siempre...
Rafa, podes editar o post.
Se não quiseres, envia-me os stats que eu actualizo.
Caro Bruno, para que não te sintas tão vítima, modifiquei a minha análise à tua prestação.
Concordo com a sugestão do Mister Bruno de seguir a bola no meio-campo quando há golo.
Sim, se querem colocar tanto RIGOR nas substituições, esse mesmo RIGOR deve-se aplicar transversalmente à prática dos nosso jogos gabianos, por isso: golo-> bola ao centro.
É que mesmo nos jogos oficiais, a bola segue ao centro e o jogo só recomeça quando as equipas estão preparadas, SUBSTITUIÇÕES feitas, por isso, em termos de tempo perdido vai dar no mesmo do que se esperar por essas mesmas trocas no sistema antigo, mas se é necessário recorrer a este formalismo para que se aguarde que a equipa adversária esteja pronta, que seja.
Este espaço democrático foi a melhor coisa que fizemos pelo nosso GAB! Tem sido um chorrilho de farpas de rir a bandeiras despregadas! E, directa ou indirectamente, temos assistido a uma intensidade bem maior nos nosso jogos.
Bem hajam!
3 tópicos:
1 - Enquanto presidente que ainda sou, quero agradecer-te pela iniciativa da criação do Blog. Foi mm uma excelente ideia.
2 - Se não seguirmos a bola ao meio vão haver distracções, como neste fim de semana e o anterior. É uma maneira de a equipa que sofre o golo não poder seguir logo a bola, deliberadamente ou não ignorando as substituições do aversário.
3 - A tua foto nova está incrível. Estás um borracho (cuidado, bruno).
Só um reparo ao que disse o Ricardo... a bola vai ao centro mas o jogo segue qdo o árbitro apita, quer se estejam a processar substituições ou não, incluindo a do guarda-redes, salvo erro.
mas o árbitro só apita quando estão reunidas as condições para o reinício do jogo.
Tava a falar no futsal... as substituições podem ser feitas durante o jogo ou nas interrupções.. como o jogador só entra quando o outro sai, é sempre a bombar, o árbitro nem liga a isso... quem verifica se a substituição é feita correctamente (na zona de substituições, e que nunca estão 6 jogadores em campo) é outro MECO que tá da parte de fora do terreno do jogo.
Sim, mas no nosso GAB, smp q há substituição, afecta sempre o gr e, pelo menos aí, parece-me que o árbitro dá smp uma olhadela para ver se estão "a postos". Apesar disso, não creio que o árbitro não se certifique de que estão realmente 5 de cada lado...
A responsabilidade de verificar se estão no máximo 5 é do tal MECO. É possível que o árbitro dê olha olhada, mas se estiverem 4 o jogo segue na mesma.
Em relação ao GR não tem tratamento especial.
Claro que no nosso caso, quando adoptarmos a regra da bola ir ao meio, convém certificarmo-nos disso para não haver CASOS.
Pah, estares a considerar MECO como sendo outro árbitro, apesar de não ser o de CAMPO, não vai dar no mesmo ao que estou a afirmar? Seja qual for, existe um ÁRBITRO que garante q tudo corra dentro dos trâmites legais (que crl de debate d'ideias).
Sim, mas o meu ponto é que o Árbitro (seja o de campo ou outro) só garante que estão no máximo 5 jogadores em campo e um jogador com um equipamento diferente de cada lado, mas não se esse jogador está na baliza ou se estão menos de 5 jogadores em campo.
Eu acho que devia ser como o Ricardo Pereira diz. Devião ser amigos e não andarem a bulha pro causa destas coisas.
1 - está bem como está.
2 - escolhe-se o modo e depois é como for.
3 - a equipa que troca é responsável.
O Andebol é o melhor exemplo disso, sem querer extremar as coisas, nem estrumar, a verdade é que a bola vai ao meio e está sempre a bombar, embora no Andebol o jogo reinicie desde que a equipa que segue a bola esteja no seu meio campo, independentemente da posição do team contrário. Ou seja não é isso que aqui queremos, embora a vontade de encurtar os tempos mortos continue uma necessidade. Logo, bola no meio, equipas nas suas metades e siga a dança, AH E TAL SUBSTITUIÇÃO, BEBER AGUINHA!! não há tempo, faz-se a substituição por conta e risco, como qq outra acção do jogo... por falar em acção... pá o meio campo do Man United c o Fletcher e o Anderson, somente... pa o Anderson, correu tanto, recuperou tantas bolas... joga numa posição de grande confronto, mas com pés de veludo... cada vez mais o futebol vai ser aquilo, inteligencia na leitura e racionalização dos espaços, combatividade nas transiçoes, e mta técnica... tou quase a ter um orgasmo
pah, só queria acrescentar que AMEI terem colocado o meu nome a negrito na lista de vencedores!
Bem hajam por serem meus AMIGOS!
1 Abraço forte
Chegá-mos a algum consenso para sábado?
Já agora a minha opinião
1- Deixar como está, também não temos outra hipótese.
2- A malta tem que ter bom senso em todas as situações, mas penso que por tempo é muita mais justo (e assim deixa de haver o chico esperto que se aproveita do golo rápido), ninguém é obrigado a estar dentro de campo a correr, quando alguém estiver cansado, pede para trocar, conta-se outra vez o tempo(não precisa de ser uma cena ao segundo)
3- Sendo por tempo e não por golo, a substituição é feita quando der para ser feita, sem desculpas de "isto é entre amigos", isto é entre amigos, mas eu gosto de ganhar para depois ir beber umas jolas para festejar, se perder, bebo também umas jolas mas porque estou um bocado fdd.
O resultado é o mesmo, a velocidade com que bebo as jolas é que é diferente.
Abraços gabianos
como é que um quasi-engenehiro consegue escrever "chegá-mos" é que eu gostava de saber...
Gonçalo, quanto à tua dúvida, eu sugiro que resolvam e se expliquem DENTRO DO CAMPO!!
Vou AMAR o dia em que sairmos do terreno de jogo quase à pancadaria, como acontece amiúde com o grupo que joga antes de nós!
Não se sanguem... o futebol não é para fazer inimigos, o importante é partissipar.
Este fim de semana poço ir jogar?
Como curreu o jogo ?
Pah, afinal quem é que faz a crónica do último jogo??
Eu pensava q era o Serina, mas hoje disseram-me q era o JP... é uma vergonha... ts ts ts
esta semana não á resumo do jogo?
pah, ó campónio, 2 conselhos:
1º mete o dedo no cú e diverte-te
2º aprende a escrever ó CRL
não fiz mal nenhum para estares a diser essas coisas. vê se tens mais respeito.eu sei escrever mas como sou da bulgaria hás veses engano-me.percebes-te?
vês, mas percebeste bem o 1º conselho e, aparentemente, assumiste correctamente o signficado das siglas CRL. Pessoal, agora temos de aturar BALAKOVS ó crl...
é pah, tens de dar o desconto.. O gajo passa a vida a subir andaimes e a carregar baldes de entulho. Deve ter aquelas maõzinhas a parecer que estão a rebentar. O gajo de certeza que quando escreve carrega em 2 ou 3 teclas ao msm tempo, e não consegue mudar isso...
epa, mas vem para aqui com falinhas mansas, a um blog de um grupo de AMIGOS cagar postas de pescada!?! "Ahh e tal"... fds... Nesta vida só me saem é duques...
Enviar um comentário