quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

20ª Jornada

Equipa A: Aires (0,2), Gonçalo (0,2), JP (0,1), Gonçalves (1,0), Serina (3,0), Ricardo (2,0)
Equipa B: Bruno (3,0), Rafael (0,1), Brás (1,1), Hugo (1,1), Diogo(0,0)

Resultado final: 6-5

Uma vez mais, alguns membros desta mui nobre associação chegaram atrasados, provocando
situações desagradáveis como o começar do jogo apenas às 12h15.

O jogo foi bastante interessante tendo a Equipa B ganho algum ascendente nos instantes iniciais da partida. Sob o batuta do Mister Bruno, a equipa B, composta por jogadores de forte cultura táctica, anulou completamente as iniciativas da equipa A.
Na equipa A o destaque vai para JP, mas não pelos melhores motivos: não sobe, nem desce. Não se desmarca nem passa a bola. Próprio das jovens estrelas, este diamante por lapidar continua a tratar a bola por tu, mas esquece-se que o jogo com bola representa apenas uma percentagem muito pequena do que é o futebol (basta fazer as contas aos minutos em que se tem a bola no pé, e os minutos em que não se tem). Talvez um corte de cabelo permita ter uma visão mais alargada do desporto rei.

O jogo equilibrou por volta dos 40 minutos, estando o resultado em 5-5 quando o árbitro se preparava para apitar. Numa jogada rápida de contra-ataque, Aires coloca a bola em Gonçalo que a endossa a Serina lendo este a sentença de morte da equipa B.

Num jogo com alguns casos de arbitragem, fica a recomendação para Rafael se envolver menos nas polémicas, principalmente quando não participa nos lances: quando o jogador que supostamente sofre a falta diz que não é falta, se calhar é porque não é mesmo...

Realce-se ainda a secura que Gonçalo atravessa, não marcando um golo há 5 jogos. Será do enjoo do alto-mar? Será falta de profissionalismo? Será falta de jeito? Deixo para futuros comentários.

MVP: Serina

Outros temas:
- Foi sugerido que as pessoas que cheguem atrasadas sejam penalizadas desportivamente no jogo em que acontece. Houve quem sugerisse até quem chega atrasado não jogar se já estiverem presentes 10 jogadores.
- Também é hipótese os jogadores que chegam atrasados (caso não estejam 10 jogadores presentes) pagar a percentagem do aluguer do campo em que não se jogou por culpa deles sendo esse valor descontado na mensalidade dos restantes associados.
- Beber água: alguns elementos não conseguem gerir a quantidade de água no corpo e frequentemente interrompem a sua participação para ir molhar a boquinha (coitadinhos, têm sedinha). Infelizmente muitas vezes entram em campo directamente para uma posição previligiada, uma vez que a outra equipa não conta defensivamente com eles. Sugiro que estes jogadores só entrem quando a bola sai, e efectuem a entrada por dentro da sua grande-área.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

19ª Jornada Gabiana

Mais um ajuntamento de gabis às 12 horas de sábado (17-01-2009) para uma hora de pura magia futebolística.

Panisguentos (Brás(2 golos, 3 Ass), Aires (3,2), Bruno(1,0), Diogo N(1,0), JP(1,1)) - 8
Machos de Odemira (Rafa(4,1), Serina(1,1), Hugo(1,1), Gonçalo(0,0), Ricardo(3,1), Gonçalves(1,0)) - 10

Apesar do resultado equilibrado, dentro de campo esse equilíbrio não se verificou. Os machos de odemira desde cedo assumiram a liderança do marcador conseguindo chegar a uma diferença de 6-1. Os panisguentos, com avolumar do resultado tiveram de assumir as despesas do jogo e começaram a fazer pressão alta, ficando muito permeáveis aos contra-ataques mortíferos dos machos de odemira. Num volte-face impressionante os panisguentos conseguiram recuperar para 6-4 e desde este resultado até ao final da partida existiu algum equílibrio, nunca conseguindo os panisguentos empatar.
Para a recuperação dos panisguentos contribui muito a forma mais relaxada que os machos de odemira encararam o jogo quando estavam em vantagem, descurando muito na defesa e cometendo muitos erros ofensivos não fazendo a recuperação defensiva necessária.
Para a diminuição da diferença também contribui alguma sorte em alguns ressaltos que originaram golos a favor dos panisguentos.
A tripla Bruno, Aires e Brás não esteve muito inspirada sendo que diogo neves também não se encontrou ao nível das últimas exibições, tendo JP estado na média das suas exibições.
Nos machos de odmira, notou-se muito as quebras físicas dos jogadores, estando incluídos neste lote, Hugo, que optou por ficar na baliza 20 a 30 minutos do jogo (os melhores minutos deste jogador dentro de campo, com defesas espectaculares e inclusivamente facturou um golo), Serina, com problemas de saúde que lhe dificultaram a resistência, Gonçalo, que nos últimos minutos do encontra já era ponta de lança e Ricardo que também optou no final em ficar largos minutos na baliza. Gonçalves chegou atrasado, mas a sua participação ainda foi bastante positiva, essencialmente em termos defensivos e permitindo que os machos de odemira rodassem no banco por forma a descansar. Rafael como de costume teve problemas ao nível do passe, sendo que esteve melhor a defender que a atacar.

O resultado 8-10 pode não corresponder ao resultado verdadeiro pois as estatísticas estavam a ser preenchidas por uma só equipa (panisguentos), existindo relatos na equipa dos machos de odemira de golos que não foram assinalados na estatística.

MVP: Brás

Temas para discussão:

Ricardo passa a sócio ou não??
Onde é que deve estar colocada a folha das estatísticas??
Porque é que a maioria da malta qd está cansada não troca na baliza ou fica atrás a defender??

sábado, 10 de janeiro de 2009

18ª Jornada Gabiana

O décimo sétimo fim-de-semana do GAB decorreu numa das manhãs mais frias do ano. Mas os escassos graus não impediram mais um jogo quente e repleto de emoção.

De um lado do campo entrou a equipa A, com os irmãos Serina, o JP, o Hugo e um convidado de honra (João X), enquanto do outro lado jogou a equipa B, com o Aires, o Bruno, o Brás, o Diogo M. e o Gonçalo.

As equipas aparentavam um equilíbrio intencional, que ficou provado em mais uma hora de jogo alucinante, que terminou com um empate com 7 golos para cada lado. No final do tempo ainda se pediam mais 10 minutos, devido às ausências das equipas das 13 horas, mas os habituais exageros natalícios e de Ano Novo não o permitiram.

A equipa A começou a ganhar com um parcial de 2 zero, com um golo para cada Serina, o que fez a equipa B tremer por uns minutos. Mas a réplica foi muito forte e apôs o empate a 3, a equipa B nunca mais esteve em desvantagem.
Dado o equilíbrio, existiram alguns lances em que se discutiu a lealdade destes, mas nenhum teve influência no resultado final.

Destaca-se o rei estatístico da equipa A, JP, com dois golos e três assistências. Na equipa B, o Bruno carregou a sua equipa às costas sendo responsável por 4 golos, levando assim a distinção de MVP.

Finalmente uma nota para os guardas redes da equipa B, que conseguiram colocar um travão no já habitual instinto matador de Rafael, que ainda assim marcou um golo.

MVP – Bruno

Equipa A: João X (1,0); Hugo(0,2); Rafa(1,0); Serina(3,1); JP(2,3)
Equipa B: Bruno(4,0); Aires(1,1); Gonçalo(1,1); Brás(1,1)